Como conseguir mudas de sementeira para fazer um bonsai

 

Como conseguir mudas de sementeira para fazer um bonsai


Em Março-Abril é altura das sementeiras de bonsai. Podemos conseguir quase todos os bonsais a partir de semente.

A sementeira é a melhor maneira de obter um Nebari perfeito, contrariamente ao método de estacas e alporquia.

As sementes devem ser conservadas sempre fechadas, sem apanhar humidade, na gaveta da fruta e legume do frigorífico.


A sementeira é a parte mais difícil na obtenção de um bonsai desde o início.


Podemos ter quase 100% de sucesso bem como 1 ou 2% ou nada. Na natureza é a mesma coisa, há anos com muito proliferação e outros com uma taxa muito baixa.

                                                                     


 De qualquer modo convém ter em consideração que as sementes produzidas numa floresta, logo a seguir a queda das mesmas e caso a taxa de sucesso aproximasse os 100%, a proliferação era de tal ordem que a própria floresta entrava em colapso por causa da sobrepopulação.

Felizmente a Natureza regula muito bem essa parte, as sementes ficando a “dormir” durante o inverno e quando começa a aquecer o tempo na primavera, então começa a germinação, mas mais de metade das sementes nunca verão a luz do dia.

Dito isso, percebemos agora que temos que imitar a Natureza efectuando a “Estratificação” o equivalente a dormência na natureza, processo incontornável na realização da sementeira.

Nem todas as sementes devem passar por esse processo.


Ou que é a Estratificação?

A Estratificação consista em guardar as sementes num meio específico, num local quente ou frio dependente das espécies.

Algumas espécies necessitam de uma Estratificação quente para amadurecer o embrião da semente.

A Estratificação a frio ajuda a semente a sair do período de “dormência” fragilizando o caroço, que fica mais quebradiço.




Na prática, a estratificação consista a colocar as sementes numa mistura de areia com turfa fina (50/50), ligeiramente humidificada, mais ou menos 12-15%.


É recomendável peneirar a mistura, tanto a areia bem como a turfa fina, antes de colocar as sementes, será assim mais fácil recuperar as sementes no fim da estratificação.


Uma vez as sementes colocadas na mistura areia/turfa, juntar tudo num saco plástico, esvaziar o ar e selar hermeticamente.


Colocar o saco plástico juntamente com a mistura num local a 20ªC para uma estratificação quente e/ou no frio a 4ªC para uma estratificação fria.


O tempo de estratificação quente e/ou fria depende das espécies.


Vigiar com frequência a preparação para manter a humidade do substrato mais ou menos constante e assegurar que as sementes não comecem a germinar ou a apodrecer por excesso de humidade.

As sementes que já germinarem podem ser retiradas e transplantadas, não podem ficar no substrato.


Em caso de aparecimento de fungos e mesma de maneira preventiva, convém aplicar um fungicida no substrato e um insecticida de solo.


No fim do período de estratificação, está na altura de realizar a sementeira, primeiro passo para obter uma muda de bonsai.



Primeiro, preparar um substrato composto por 1/3 de areia fina (de preferência lavada) e 2/3 de substrato a base de folhas (tipo turfa mas muito fino).


Segundo, encher os recipientes ou vasos, pisar ligeiramente com um pau ou uma tábua e repartir as sementes no substrato.

Cobrir as sementes com o mesmo substrato e colocar os recipientes ou vasos a 20/24ºC (à luz) durante o dia e 14/15ºC durante a noite.

Podemos cobrir com um filme plástico transparente para manter a temperatura e hidrometria.


Nunca cobrir uma semente com substrato de mais de que uma vez a sua espessura.



O que è a escarificação?

Escarificação química: é um método químico, feito geralmente com ácido sulfúrico ou clorídrico, que possibilita às sementes a troca de água ou gazes com o meio envolvente.

Escarificação mecânica: é o método de abrasão das sementes sobre uma superfície áspera tipo lixa. Facilita a absorção da água pela semente.


Exemplos:

Acer Buergerianum: estratificação fria a 3/5ºC durante 3 a 4 meses

Carpinus Koreano: Estratificação quente +/- 18ºC durante 60 dias, seguida de uma estratificação fria a 4ºC durante 90 dias.

Celtis Sinensis: Estratificação fria a 4ºC durante 4 meses e a seguir sementeira directa na primavera.

Gingko Biloba: Escarificação mais Estratificação fria a 3/5ºC durante 3 meses

Juniperus Chinensis:  Estratificação quente a 20ºC durante 90 dias e estratificação fria a 4ºC durante 120 dias,

realizar a sementeira a seguir, à temperatura media de 20ºC, pode levar algumas semanas para nascer as mudas do bonsai juniperus chinensis.

 

Pinus: Estratificação fria a 4ºC durante 120 dias, sementeira do pinus na primavera, taxa de sucesso até 30%.

A sementeira é a parte mais difícil na obtenção de um bonsai desde o início mas é a melhor forma de obter um Nebari perfeito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A fertilização do bonsai

Bonsai estilo cascata

akadama

acido sulfúrico

a poda do bonsai, porquê, como e quando?